Ao longo de quase duas décadas o fã de futebol se acostumou a ver Rogério Ceni balançar as redes com frequência. Ao todo, o ex-goleiro do São Paulo marcou 131 gols na carreira.
Falando especificamente do futebol paulista, outros companheiros de posição, certamente bem menos badalados que o mato-grossense de Sinop, também tiveram seus momentos de artilheiro.
O segundo nível do futebol paulista, a famigerada Série A2, foi palco para vários arqueiros marcarem gols históricos.
Ao todo, o autor deste blog conseguiu encontrar 12 ocorrências até a presente data.
Vamos a elas:
1 - Lourenço, no Derby Rio-Clarense
Em 1976, o segundo nível paulista se chamava Primeira Divisão. No dia 21 de novembro daquele ano, enfrentaram-se Rio Claro e Velo Clube, no estádio Dr. Augusto Schmidt. E foi do goleiro Lourenço, do Rio Claro, o único gol da partida, marcado a partir de um chutão.
2 - Ado, em Bragança Paulista
Em 1981, na denominada Divisão Especial, foi a vez do goleiro Ado, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira, marcar. No dia 17 de outubro, o Bragantino recebeu o Palmeiras de São João da Boa Vista, e venceu por 1 a 0, graças a um chutão do arqueiro. Inconformados com a validação do gol, os adversários abandonaram o campo de jogo.
3 - Harlei, o primeiro de pênalti
No dia 21 de fevereiro de 1998, a Ponte Preta visitou o Comercial, no estádio Palma Travessos. Vitória do clube de Ribeirão Preto por 6 a 1, com destaque para o goleiro Harlei, nacionalmente conhecido anos depois com a camisa do Goiás, que marcou de pênalti. Foi o jogador da posição a marcar um gol a partir de bola parada no segundo nível do futebol paulista.
4 - Harlei repete a dose
Após marcar pela primeira vez na carreira no jogo contra a Ponte Preta, Harlei voltou a anotar em cobrança de pênalti. No dia 22 de março de 1998, o então arqueiro marcou um dos dois gols do Comercial na derrota por 4 a 2 para o América em São José do Rio Preto.
5 - Geraldo, no minuto 89
Dia 17 de maio de 1998 (ainda 1998!), o Noroeste recebeu o América de São José do Rio Preto em Bauru. Os donos da casa perdiam por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando o goleiro Geraldo se lançou ao ataque e empatou a partida.
Novamente o América sofrendo um gol de goleiro!
6 - O último gol de Harlei
Para completar a temporada de 1998, Harlei voltou a marcar: vitória por 2 a 0 contra o Sãocarlense, livrando o Comercial do rebaixamento à Série A3.
7 - Hiran, do céu ao inferno
O Santo André recebeu o Juventus no dia 6 de junho de 1999. Vendo seu time perder em casa por 1 a 0, o goleiro Hiran, que anos antes havia marcado pelo Guarani contra o Palmeiras, foi ao ataque e empatou o jogo.
Mas a alegria durou pouco, pois o arqueiro demorou ao retornar à meta defensiva, sendo surpreendido por um adversário do meio de campo.
Derrota por 2 a 1.
8 - Tiago Campagnaro, o primeiro
Na goleada da Portuguesa sobre o XV de Jaú por 5 a 1, em 3 de fevereiro de 2007, o goleiro Tiago marcou o primeiro gol de sua carreira, cobrando falta aos 41 minutos do segundo tempo.
9 - Tiago Campagnaro, o segundo
Já no dia 11 de março de 2007, Tiago voltou a balançar as redes no empate por 2 a 2 com o Rio Preto, cobrando pênalti aos 33 minutos.
10 - Tiago iguala Harlei
Tiago chegou a três gols na Série A2 de 2007 ao marcar de falta contra o Nacional, no Canindé, no dia 16 de março.
Sendo assim, Campagnaro igualou o feito de Harlei, que havia marcado três vezes na Série A2 de 1998.
11 - Fernando, na luta contra o rebaixamento
A Inter de Limeira acabou rebaixada na Série A2 de 2008. Mas antes disso, na 16ª rodada da primeira fase, visitou o São José. O empate por 1 a 1 não foi o melhor dos resultados, mas foi possível graças a um gol de pênalti do goleiro Fernando Correia aos 20 minutos do segundo tempo.
12 - Luiz Gustavo, no fim
O último gol marcado por um goleiro na Série A2 foi de Luiz Gustavo, pelo São José. No dia 19 de abril de 2009, em São José dos Campos, o Comercial de Ribeirão Preto vencia os donos da casa até o minuto 89, quando o arqueiro adversário, em ato de desespero, correu para o ataque e marcou o gol salvador para o São José. Final: 1 a 1.
Vitor Souza
Comentários
Postar um comentário